Dicas e Técnicas Para Você Dar Vida aos Seus Desenhos

Eai, tudo bem? hoje veremos dicas e técnicas para você dar vida aos seus desenhos

Acho que nós sabemos que um desenho bem colorido é muito mais incrível do que um desenho em preto e branco não é mesmo?

Olha isso:

Olha isso o quanto é incrível um desenho bem colorido.

Então por causa de um desenho bem colorido ser muito belo…

Estou aqui hoje para te dar dicas de profissionais de como aprender e melhorar a pintura de seus desenhos.

E por isso vou te dar muitas e muitas dicas.

então bora lá para o conteúdo.


1: Papel

Dependendo da época do ano, as folhas de papel estão com muita umidade, dificultando a pintura. Nesse estado, os papéis não desgastam tanto o lápis de cor, fazendo com que você demore mais a pintar determinada área.

Além disso, dependendo da pressão que você põe no lápis, “barrigas” vão se formando na área pintada. Um truque que sempre uso é passar o papel com ferro de passar roupa. É ótimo! Façam isso e vocês vão sentir a diferença.

Ah! E antes que me esqueça, costumo utilizar o papel sulfite comum da Chamex, desses que vem em resmas.

2: Superfície

Escolha sempre uma superfície lisa e dura para pintar.

Há quem goste de pintar sobre a prancheta ou até mesmo sobre a pilha de papel, mas a dica aqui é a seguinte: tente sempre pintar em uma superfície de vidro.

Por quê? Porque essas superfícies não são ásperas e, assim, as marcas do lápis não ficam tão evidentes, tornando a pintura mais homogênea.

3: Lápis de cor

Muitos possuem  três marcas de lápis de cor: Faber Castell, Prisma Color e Caran D’ache, e as três possuem características muito distintas entre si.

A Faber Castell possui lápis mais duros se comparados aos outros e, por demorarem mais a desgastar, permite que a pessoa controle a intensidade da cor, o que dá menos margem para erros.

Por possuírem essa característica, gosto sempre de fazer a base da pele, cabelo e roupas com esses lápis.

A marca Prisma Color tem lápis muito macios, necessitando de pouca pressão para conseguir tons mais escuros. Por causa dessa característica, não costumo utilizá-los como cor base da pele, por exemplo.

Utilizo para sombras e pequenos detalhes.

Os lápis Caran D’ache são um caso à parte. Eles possuem cores que não são comuns aqui no Brasil e, por causa disso, uso sem critério, aproveitando a pigmentação conforme vou pesando a mão.

4: Esfuminho

Esfuminho é um rolo de papel em forma de lápis que tem como função tornar mais uniforme o grafite, mesclando a pintura até ficar homogênea.

Esse material é mais indicado para lápis grafite, mas nada impede que seja utilizado em pintura com lápis de cor.

É necessária muita força no pulso e paciência, mas juro que no final o efeito fica lindo.

5: Lápis branco

Muitas pessoas se perguntam qual a verdadeira função do lápis branco. A resposta é muito simples: pintar branco em papéis coloridos.

Sim! Essa é a função dele, como a de qualquer outro lápis. Mas o que vou falar agora é uma dica preciosa.

Por que não utilizar o lápis branco como esfuminho? E é essa a função que eu dou para eles.

Sempre que pinto uma área e vejo que não ficou tão uniforme a pintura, já venho com o lápis branco e mescle as cores.

6: Movimentos

O movimento feito ao colorir é fundamental para conseguir uma pintura uniforme. Utilizo três movimentos básicos: redondo, vai e vem e aperta e puxa.

O movimento redondo é utilizado para pintar áreas pequenas e com detalhes; o vai e vem é ideal para áreas maiores; e o aperta e puxa é mais indicado para cabelos. Um detalhe importante é que sempre mudo a intensidade da cor.

Em todos os movimentos eu começo pintando mais escuro e vou diminuindo a pressão para que a cor varie até o branco, facilitando para a mesclagem, o último passo.

7: Mesclar

Para mesclar diferentes cores, eu começo colocando mais pressão no início e vou diminuindo até a cor chegar ao branco, tomando cuidado para a transição das cores ficar gradual.

Depois disso, pego a segunda cor e repito o processo por cima, mas dessa vez com menos intensidade no início e mais pressão no final, para a cor mesclada ficar inteiramente com a mesma intensidade.


Algumas Técnicas de Pintura com Lápis de Cor

  • “Uso do Sombreado: usando a lateral do lápis e com a ponta bem afiada podemos conseguir o efeito de sombreado;
  • Tracejado: linhas realizadas de forma rápida, regular com diferentes espaçamentos;
  • Cruzado: linhas tracejadas sobrepostas e que são ótimas para dar efeito de textura;
  • Circular: sobreposição de cores com linhas circulares, dando efeito de textura;
  • Contornos curtos: traços curtos seguindo uma direção específica, contornos curvos de forma a imitar cabelo ou gramados. Com o uso de duas cores densamente sobrepostas podem ser realizados efeitos de sombras e ricas texturas;
  • Esfuminho é um rolo de papel em forma de lápis que tem como função tornar mais uniforme o grafite, mesclando a pintura até ficar homogênea. Esse material é mais indicado para lápis grafite, mas nada impede que seja utilizado em pintura com lápis de cor;

Lápis branco: qual a sua função? Usar sobre papel colorido com a mesma técnica do uso de outras cores.”

5 Dicas Extras

  • 1. Mesclando cores: Use cores mais escuras e vá reduzindo a pressão gradualmente para que a cor varie até o branco, desse modo você pode facilitar a mesclagem de cores;
  • 2. Papel: O papel kraft oferece uma ótima opção para quem quer colorir uma imagem com um efeito texturizado. Lei pontua ainda que: “tanto faz se o papel for branco ou colorido, liso ou poroso, cada artista descobrirá o seu papel favorito para usar essa técnica de pintura, por isso é sempre bom, investir em tipos de papéis de tonalidade, gramas e marcas diferentes”;
  • 3. Contraste: Se você ficar em dúvida na hora de escolher as melhores cores para pintar o seu desenho tente fazer o uso de nuances complementares, elas ajudam a chamar mais atenção e também trazem mais foco para os desenhos;
  • 4. Apagar depende da força: “O sucesso de apagar suas marcas de lápis de cor depende de dois fatores principais: a cor da linha de lápis e a quantidade de pressão que foi aplicada. Cores escuras tendem a manchar o papel, tornando-os difíceis de remover, e as linhas pesadas são difíceis de apagar, especialmente se a superfície do papel foi amassado”;
  • 5. Borrachas de vinil: Evite usar borrachas de vinil para tentar remover lápis de cor, pois o atrito entre ela e o papel além de retirar toda a cera da película poderá causar rasuras no papel, estragando a qualidade da sua arte.

Questões de qualidade

Nem todos os lápis de cor são iguais. Lápis de cor baratos tendem a ter grafites de cera mais duros e menos pigmentos, o que significa que eles produzem cores menos vibrantes e têm a tendência de deixar alguns espaços em branco descobertos no grão do papel.

Como a grafite é dura, as grafias de lápis mais baratas costumam ter uma tendência a quebrar e, se a grafite quebrar em todo o comprimento do lápis, você pode ficar com algo inutilizável.

Lápis de gama média de marcas como Faber Castel oferece aplicação mais suave, o que permite que você obtenha mais cor no papel. Isso pode produzir uma cor mais vibrante e reduzir a chance de manchas brancas de papel aparecendo.

Lápis de cera mais macios também são melhores para sombreamento e mistura.  

Não pague mais do que você pode pagar, mas os lápis Faber Castell são uma ótima escolha de nível médio

Lápis de nível profissional como Derwent ou Prismacolor oferecem a melhor qualidade e normalmente são os lápis mais caros para comprar.

A cera nesses lápis é mais suave e as cores são um pigmento mais alto, proporcionando cores mais brilhantes. A aplicação suave permite a mistura e sombreamento.  

Embora a maioria dos lápis de cor seja à base de cera, algumas marcas usam chumbo à base de óleo , como os policromos da Faber Castell .

Esses lápis são muito suaves para aplicar a cor, por isso cobrem cada fibra do papel com seus tons brilhantes, mas também são muito caros e só devem ser considerados se você estiver procurando levar sua arte ao mais alto nível.

Para iniciantes, eu sugeriria a marca de lápis Staedtler ou Faber Castell. Eles produzem resultados significativamente melhores do que os lápis de lixeira, fornecem boas cores e permitem que você experimente algumas técnicas simples de sombreamento e combinação.

Com a prática, os melhores resultados de coloração podem ser alcançados com as ferramentas mais modestas!


Truques para colorir com lápis de cor

Agora que você sabe quais lápis são bons para colorir, daremos algumas dicas e truques, que todos que pegarem no lápis devem saber.

Adicione papel e obtenha uma coloração mais lisa!

É uma regra simples, mas adquira o hábito de adicionar duas ou três folhas de papel comum por baixo da página para colorir.  

Uma folha extra sob sua página de colorir ajudará a criar resultados de cores mais suaves

Essa folha extra de papel impedirá que sua coloração seja afetada pela textura da superfície em que você está trabalhando.

Lápis de cor vão pegar facilmente até os menores amassados, marcas ou texturas de grãos de madeira. Para uma coloração mais suave, dê à sua página aquela pequena almofada extra!

Também é útil adicionar papel entre sua página e a próxima quando você estiver usando um livro de colorir, o papel protege o desenho abaixo de ser danificado.

Fique atento!

Lápis de boa qualidade permitem que a grafite seja afiada regularmente. Pontas afiadas em agulhas em seus lápis são perfeitas para aplicar detalhes e obter a precisão necessária para colorir áreas complexas de um desenho.

Pontas de lápis afiadas criam cores vibrantes

Os pontos mais finos darão a você mais controle sobre a cor produzida, as pontas arredondadas e grandes dos lápis dificultam a obtenção das cores mais brilhantes.


Concentre-se no básico.

Se você está apenas começando a colorir, mantenha as coisas simples.  

Esqueça o sombreamento, o polimento, os detalhes e a textura – comece colorindo em blocos e se concentrando em manter as entrelinhas.

Bloco mestre colorindo seu primeiro! Isso lhe dará a base para experimentar técnicas mais avançadas.

A coloração em bloco é simplesmente a prática de pegar seu lápis de cor e preencher uma área completa e uniformemente com essa cor.  

Conheça seu lápis, sinta o peso dele e pratique o controle.

O simples fato de preencher esses espaços com cor enquanto tenta não ir além das linhas o ajudará a dominar o controle e o preparará para aprender técnicas mais avançadas. 


Ficar quites!

Produzir uma boa cor uniforme com o seu lápis de colorir depende da pressão. Empurre com mais força na página para obter cores mais escuras, aplicando pouca pressão produzirá uma cor muito mais clara.

É tentador colocar muita pressão no lápis para produzir a cor mais escura – não faça isso! 

Muita pressão provavelmente fará com que você quebre as pontas do lápis, produzindo um acabamento áspero na pintura e dando a você menos controle.

Colora o papel com um movimento circular. Esta técnica produz uma boa aplicação de cor suave.

Em vez disso, tente aplicar o lápis com um pouco menos de pressão e use pequenos movimentos circulares com o lápis para obter um acabamento uniforme.


Resultados mais brilhantes!

Aplicar menos pressão no lápis produzirá uma cor mais clara, então como você consegue esse tom mais escuro da cor na página sem empurrar com muita força? A resposta são camadas .

Depois de dominar a coloração entre as linhas com um tom uniforme e agradável, você pode pegar o mesmo lápis e voltar a colorir novamente para fornecer uma segunda ou até terceira camada de cor.  

Veja a diferença que um pouco mais de cor faz!

A aplicação de camadas extras de cor removerá parte do grão branco que faltou na primeira camada e dará profundidade à sua cor. Misture a direção da cor de cada camada para produzir um acabamento mais liso.

A qualidade é importante, mas a prática torna a perfeição!


Opa, eai o que achou do post?

Ele te ajudou de alguma forma, nem que seja um pouquinho?

Se sim vou ficar muito grato e feliz com isso…

Não esqueça de compartilhar esse post com seus amigos que gostam de desenhar também.

Um forte abraço até o próximo post,

Miguel Messias – meuanimeart.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.