A Verdade De Como Desenhar O Rosto De Qualquer Personagem

Eai, você tem dificuldade em desenhar rosto de personagens de anime?

  • Você erra muito no tamanho dos olhos do personagem?
  • Da boca?
  • Do nariz?
  • Das orelhas?

Se sim te garanto que você está no lugar certo.

Pois nesse post vou te ajudar a como você vai descobrir a a verdade de como desenhar o Rosto de qualquer personagem de anime.

E claro de um jeito fácil que todos consigam entender.

Aqui você vai entender porque quando você vai desenhar o rosto de algum personagem, os olhos, a boca ou até mesmo o queixo não ficam do jeito do original.

E claro, você já vai sair daqui sabendo o que é preciso para desenhar qualquer rosto de personagem de anime.

Então agora que você já sabe o que vai aprender aqui bora pro conteúdo…

E tem uma dica extra de como você pode encontrar boas imagens para seus desenhos.


Entenda o Que Tem No Rosto Do Personagem

Para você conseguir desenhar o rosto de qualquer personagem de anime primeiro você tem que começar a entender o que tem no rosto de um personagem comum.

Muita gente foca muito no círculo do esboço e não é isso que vai mudar seus desenhos, claro que isso ajuda mais não é o foco aqui.

Preste atenção nas três linhas que foram marcadas, cada uma delas significa uma altura, um tamanho, uma medida do rosto do seu personagem e por esse motivo que esse esboço padrão não funciona em todos os tipos de rostos dos personagens.

Olhe aqui:


Vamos lá, você marcou essas três linhas, essas três medidas, agora vou te explicar o que cada uma delas é.

A primeira linha marcada é a altura dos olhos, o tamanho dos olhos pode ser tanto menor quanto maior.


A segunda linha que foi feita foi a altura do maxilar dele ou seja da lateral do rosto ,

Entre os olhos e o maxilar tem o nariz e  ele vai depender da altura dos olhos, tá entendendo como uma coisa tem a ver com a outra?

olha aqui: 


E entre o maxilar e o queixo é a boca e a boca vai depender se ele tá sorrindo, ta com a boca aberta, ou com ela fechada e por aí vai…

Olhe:

Mas você pode ter percebido que o personagem ficou meio estranho, nem se parece com um personagem.

Tipo o olho ficou muito pequeno comparado a cabeça esse tipo de coisa…

O porquê isso acontece? É porque esse esboço padrão que você vê muita gente no youtube falando não funciona para todos os personagens.

É porque esse esboço é só para você entender como funciona agora para você aplicar nos seus personagens você precisa alterar algumas coisas vou te mostrar.


O Estudo do Nosso Personagem

Já que entendemos o rosto dele vamos começar a estudar e adaptar o nosso personagem que a gente escolher. Então a coisa mais importante  é você perceber isso aqui, nunca copie um esboço,você tem que criar um esboço  a partir disso.

Você tem que notar o tamanho das medidas , qual é o tamanho, qual é a distancia entre os olho e o nariz do seu personagem.

Então você vai fazer as marcações das três riscas que a gente fez lá atrás também, e você vai começar a entender que cada um tem uma tamanho qual é a distância entre os olhos e o nariz do seu personagem.


Nesse caso vou utilizar o Goku como referência pois é um personagem que todos conhecem e é mais fácil de você conseguir entender.

Como você pode perceber, olhando a diferença daquele esboço padrão para o esboço do Goku o queixo do dele é menor, a cabeça dele é mais redonda, e mais achatada.

Esse tipo de coisa que a gente deve começar a perceber no desenho que o esboço não é copiar e colar, ele não é um carimbo que você pode utilizar em qualquer personagem que vai dar certo não é assim.

É você construir, é você utilizar aquela primeira ideia que eu te mostrei e começa a adaptar.


Dicas Para Adaptar Seu Personagem

Agora vou te dar algumas dicas para você começar a adaptar  seu personagem para ficar mais fácil de você deixar ele mais próximo do original.

Você vai precisar fazer um estudo breve do seu seu personagem, você pode fazer só do seu personagem ou do anime ou universo onde ele vive. Quanto mais vezes você for desenhando ele vai ficando melhor o seu estudo.

O que você pode estar analisando no seu personagem na hora de desenhar ele? é como são os traços dele . Só pra você entender é tipo assim qual é a característica que você bate o olho no personagem que ele é o Goku.

Por exemplo o Goku, o cabelo dele você sabe que se você olhar uma imagem toda preta só com o cabelo dele é realmente do próprio Goku aquele cabelo.

Assim como você pode perceber a gente vai começar a ver os olhos do Dragon ball, você percebe que é um formato de triângulo com a bola do olho e tudo mais.

E você vai testando e vai desenhando vários e vários olhos diferentes do mesmo anime ou do mesmo personagem em posições diferentes, e expressões diferentes. Isso é bom porque?

Porque com o tempo quanto mais você treina você consegue desenhar mais personagens daquele mesmo universo, e você também tem uma facilidade muito maior em criar posições e expressões daquele mesmo personagem.

porque assim você realmente começa a pegar realmente os traços e a entender como o olho dele fica quando ele ta feliz quando ele ta bravo como fica a expressão dele.

Isso ajuda bastante a você dar mais vida ao seu desenho, então você não vai fazer isso só com os olhos, mas sim com a boca e com várias outras partes do rosto do seu personagem.


O Que a Maioria Acaba Errando

Só que o mais importante que você tem que ter em mente é o tamanho das coisas, por exemplo os olhos  muita gente acaba errando nisso é super normal é o que mais erram.

O erro de deixar o olho muito pequeno ou muito grande do personagem.

Então para você não ficar errando nisso, faça um círculo ou um quadrado para os dois olhos para eles não ficarem desiguais, tente fazer o círculo ou o quadrado da mesma proporção e tamanho.

Ali dentro você desenha os olhos, eu recomendo mais fazer o quadrado assim olha:

Ai dentro você desenha os olhos dele.

Também faça uma linha na horizontal para ajudar mais ainda.

E o mais importante é você ir separando essas medidas de olho nariz maxilar e boca.


E é bom você treinando…

Essas partes separadas do seu personagem que você escolheu para você ver onde você mais tem dificuldade, e ir treinando em cima disso também.

E você também vai e percebendo mais os traços dele, e vai pegando algumas medidas por exemplo as orelha de Dragon ball.

Perceba que ela é bem exagerada, mas você também percebe que ela começa no maxilar e termina na metade dos olhos:

Isso vai te ajudar bastante com qualquer outro desenho também. 

Quanto mais detalhes você desenhar do seu personagem mais fácil e mais fresco vai ficar sua memória na hora que você for desenhar ele sem nenhuma referência.


Pronto…

Agora que você entendeu o que tem no rosto como você mede como você começa a estudar um personagem você tem que entender como é que você consegue adaptar isso para qualquer personagem que você quiser.

Lembrando que o esboço não é um carimbo cada um tem sua construção, como você pode perceber seu maxilar é seu maxilar agora outra pode ter um maxilar totalmente diferente.

Significa que cada pessoa teria seu esboço e é a mesma coisa no desenho.

OLHA O exemplo cada um tem um maxilar diferente:

Você precisa praticar bastante porque esse é um tipo de coisa que não vai ter como você bater o olho e já ver em qualquer personagem, para você precisa praticar.

Esse talvez seja o maior segredo.


 Um Exercício Bônus 

Assim como você pode perceber na imagem abaixo:

Perceba que estou mostrando um personagem mais gordinho, mais magrinho, um do queixo mais quadrado do queixo mais fino. 

Você vai precisar fazer o seguinte, você vai pegar vários personagens diferentes pegar o máximo de personagem que você der conta sendo eles todos diferentes.

Escolher 3 personagens desses que você selecionou, e eles tem que ter características diferentes um do outro, igual na imagem acima eles bem diferenciados com características diferentes.

Você vai estudar o contexto dele, o anime ou o universo que ele está.

E também praticar bastante o formato do rosto, porque quando você entende o formato do rosto, o tamanho dos olhos em comparação ao rosto esse tipo de coisa vai ficando cada vez mais fácil de desenhar qualquer personagem.

Porque você não vai bater o olho e vai ver aquele esboço padrão, porque não existe isso você vai bater o olho e vai criar um esboço para o personagem.

Se ele é um personagem mais forte você faz ele mais forte se ele for mais magro faz ele mais magro se o cabelo dele e mais comprido você ele mais comprido também.


 Extra

Um dos segredos para desenhar qualquer personagem é encontrar boas imagens.

Pois assim você vai conseguir estudar o que os criadores fizeram e não o que um fã fez.

“Mas quais são os problemas de estudar FanArts? elas são bem legais”

Isso é bem simples na verdade, as FanArts como o próprio nome já diz são desenhos feitos pelos Fã e não por seus criadores ou pessoas contratadas por eles, assim às vezes eles podem ter um erro que pode ser fatal para o seu desenho.

“Então como posso encontrar “boas imagens” ?”

Isso também é em teoria simples basta você usar as palavras certas em inglês, por exemplo:

  • Render + (personagem ou anime)
  • Official Art + (Personagem)
  • Scan Mangá + (Anime) 

Espero de coração que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma…

Vou ficando por aqui…

Um abração…

Até mais…

Miguel Messias  – meuanimeart.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.